Equipe do CEMEI assiste à palestra sobre hanseníase e primeiros socorros

No dia 1º de fevereiro, a equipe de educadores do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Sol Nascente de Córrego Fundo participou de uma palestra para capacitação sobre hanseníase e primeiros socorros para crianças em idade escolar. A atividade ocorreu na sala de reuniões da UAPS (Unidade de Atenção Primária em Saúde) Padre Dionísio.

A enfermeira Keli Cristina da Silva, responsável pela UAPS Padre Dionísio, foi quem ministrou a palestra, que teve como objetivo: informar sobre a hanseníase; conscientizar os educadores sobre a importância do diagnóstico precoce; divulgar sobre a forma de transmissão e o reconhecimento da Hanseníase, bem como sobre o tratamento e cura; além demonstrar os primeiros socorros que deverão ser aplicados mediante uma situação de urgência e/ou emergência junto aos alunos na unidade escolar.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde de Córrego Fundo, é muito importante contar com o apoio dos educadores/cuidadores para auxiliar no diagnóstico precoce das crianças; para isso é indispensável fornecer um treinamento dinâmico oferecendo aos educadores o conhecimento técnico necessário para atuarem frente a uma situação de risco com as crianças, como foi realizado nesta oportunidade.

Os educadores aproveitaram a oportunidade para adquirir conhecimento sobre a hanseníase e ter esclarecimento de dúvidas referentes aos sinais e sintomas, além de receberem informações sobre o reconhecimento das lesões. Ao final, foram feitas demonstrações de medidas de primeiros socorros.