Nesta semana, estudantes de Córrego Fundo participarão da avaliação nacional da qualidade de ensino conhecida como Prova Brasil. As avaliações são aplicadas a estudantes dos quintos e nonos anos do Ensino Fundamental e os resultados são utilizados como instrumento de diagnóstico da qualidade do ensino oferecido pelas escolas.
Segundo dados obtidos no site do Ministério da Educação (MEC), nos testes aplicados aos alunos dos quinto e nono anos do Ensino Fundamental, os estudantes respondem a questões de português, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho. Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.
A partir das informações do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.
As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.
As provas foram aplicadas no dia 17 para estudantes da Escola Municipal Rafael José Alves e da Escola Estadual Padre José Sangali. Nesta quinta feira, 19/11, as provas serão aplicadas para os alunos da Escola Municipal Tereza Maria de Faria Vaz. Representantes da Superintendência Regional de Ensino, da cidade de Passos/MG, são responsáveis pela realização das provas.
A diretora da Escola Municipal Tereza Maria de Faria Vaz, Eva Cândida Gonçalves, comentou que três turmas da instituição participarão da Prova Brasil e que esta avaliação é muito esperada pelas escolas. Achamos muito importante esta avaliação, porque traz um retorno importante para nós em relação ao ensino oferecido e à aprendizagem dos alunos. Nos últimos anos, temos alcançado altas notas no IDEB e buscamos manter a qualidade de ensino para continuarmos com boas avaliações.