PROJETO O QUE LER?
Livro: A psicanálise dos contos de fadas
Autor: Bruno Bettelheim
Nesse livro, o autor Bruno Bettelheim desvenda o que há por trás das histórias mais famosas para crianças, mostrando seu significado subliminar. Ele mostra as motivações psicológicas, razões, significados emocionais, a função de divertimento, a linguagem simbólica do inconsciente que estão subjacentes nos contos infantis.
O autor coloca no livro várias histórias infantis do ponto de vista psicanalítico, exemplos que provavelmente nem os escritores da história perceberam, mas o seu inconsciente se manifestou. A história de “João e Maria”, por exemplo, mostra o esforço das crianças em se agarrar aos pais, quando chegou a hora de enfrentarem o mundo sozinhas, e de como passar pela voracidade oral eles acabam comendo a casa de doce da bruxa.
Em Cinderela ele reproduz, por exemplo, os problemas da rivalidade fraterna que é mostrada quando Cinderela é maltratada por suas irmãs, dentre muito mais coisas que são ali representadas nessas e em várias outras histórias, mostrando as simbologias do nosso subconsciente.
A psicanálise dos contos de fadas é uma obra de referência para as ciências psicológicas, que estudam o desenvolvimento infantil, para a pedagogia, para as artes e para as literaturas.
Horários de Funcionamento da Biblioteca Pública Municipal
Maria José Arantes Córrego Fundo
Segundas, quartas e sextas-feiras: de 07:00 às 16:00 horas
Terças e quintas-feiras: de 07:00 às 17:30 horas