Empresa promove Semana de Responsabilidade Social em Córrego Fundo

Entre os dias 18 e 23 de maio, Córrego Fundo sediou a 4ª Semana de Responsabilidade Social da Indústria Cal Cruzeiro, com o apoio da Prefeitura Municipal. De acordo com a direção da empresa, a proposta do evento é atuar de forma a melhorar a vida das pessoas e famílias que dependem da indústria. O evento envolveu professores e alunos da Escola Municipal Rafael José Alves, o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Polícia Militar Rodoviária, UNIFOR/MG (Centro Universitário de Formiga) e Centro de Estética, Saúde e Equilíbrio.

A ação de Responsabilidade Social foi realizada em cinco etapas. Na primeira, os alunos da Escola Rafael José Alves com o pessoal da empresa fizeram uma visita ao DER, para assistirem a orientações de transito e aprenderem de forma prática na “Trasitolândia”. No local, os estudantes viram a utilização dos sinais de trânsitos, faixa de pedestre, sinalização das vias, segurança no trânsito, além de andarem de bicicletas e carrinhos em uma via sinalizada. O grupo de alunos participou com entusiasmo durante as atividades.

O segundo dia de atividades contou com uma palestra para os alunos na sede da Escola, em Córrego Fundo de Baixo. O tema da segurança no trânsito foi abordado pela equipe do DER e da Polícia Militar Rodoviária. Foram apresentados vídeos, enfatizando a falta de atenção, o desrespeito às regras de trânsito, o pedestre, as práticas de trânsito seguro. Em consequência aos dois primeiros dias de atividades, os estudantes fizeram trabalhos artísticos, bem como de música e dança sobre o tema e apresentaram na Praça Américo Pinto da Silveira, no terceiro dia.

No quarto dia da Semana de Responsabilidade Social, a empresa convidou seus funcionários e colaboradores para assistirem a uma palestra sobre a Segurança no Trânsito.

O encerramento das atividades também foi realizado na Praça em Córrego Fundo de Baixo. Os estudantes expuseram trabalhos escolares e apresentaram números artísticos, com o objetivo de direcionar o olhar da comunidade para a Segurança no Trânsito, saúde, formação profissional, cultura e entretenimento. Na ocasião, o Centro de Estética, Saúde e Equilíbrio também promoveu apresentações de dança.

Ainda no último dia de atividades, a empresa ofereceu pipoca e algodão doce, além de disponibilizar brinquedos, como pula-pulas para as crianças.

Os participantes puderam fazer aferição de pressão arterial, passar por técnicas de relaxamento como massagem, orientações posturais, dicas para uma vida saudável e à formação profissional, através de ações desenvolvidas por acadêmicos do curso de Fisioterapia do UNIFOR.

A Secretaria de Saúde de Córrego Fundo disponibilizou funcionárias para realizar exames de glicemia capilar. Foram feitos mais de 200 exames, ressaltando a importância da prevenção em saúde.

Uma atividade marcante foi o passeio ciclístico, cuja inscrição para participar foi doação de alimentos não perecíveis para serem doados ao asilo Lar São Vicente de Paulo, e que contou com 105 inscrições.

Semana da Responsabilidade Social

Segundo o Técnico em Segurança do Trabalho da empresa, Douglas David dos Santos, a Semana da Responsabilidade Social visa integrar a sociedade à empresa, e contribuir para a comunidade na qual está inserida.

Neste ano, a intenção foi favorecer a educação e segurança no trânsito, bem como a prevenção de doenças e promoção da saúde, e o incentivo à formação profissional.

“Após o término de todas as etapas da 4ª Semana de Responsabilidade Social da Cal Cruzeiro, chega-se a conclusão que é de grande importância fazer intervenções junto à comunidade. Além de melhorar a qualidade de vida das pessoas, propicia-se a educação e incentiva a busca constante de hábitos que contribuem para sua melhoria. Podem-se avaliar grandes resultados positivos, visto que a satisfação dos colaboradores e comunidade frente ao projeto é notável. Tudo que é feito visando educação, promoção de saúde, entretenimento e cultura traz resultados significativos. A Indústria de Cal Cruzeiro tem grande satisfação em poder melhorar a qualidade de vida de todos que fazem parte do seu processo produtivo, e visa sempre poder contribuir para uma sociedade mais igual”, comentou o técnico em segurança do trabalho.

Publicado em: 3 de junho de 2015