Programa ‘Saúde na Escola’ tem etapa de conscientização dos alunos

Em Córrego Fundo, desenvolve-se o “Programa Saúde na Escola”, de iniciativa do Governo Federal, através das Secretarias de Saúde e de Educação. Nos dias 27 e 28 de abril, foi realizada a etapa de conscientização dos estudantes em relação à merenda escolar, na Escola Municipal Tereza Maria de Faria Vaz. Alunos das outras escolas municipais também receberão as orientações. A atividade foi feita pela nutricionista da secretaria de Educação, Andrea Cristina Costa.

“Alimentação saudável” é o tema desta atividade de conscientização feita na escola municipal. Todos os estudantes assistiram à palestra da nutricionista, que visitou cada uma das salas de aula para tratar do tema de acordo com as faixas etárias dos alunos.

Durante sua explanação, Andrea falou a respeito dos riscos nutricionais de alimentos industrializados como bolachas recheadas, sucos industrializados, refrigerantes e salgadinhos. Segundo explicou, estes alimentos têm baixo valor nutricional e trazem ingredientes que podem colocar em risco a saúde das crianças e jovens, como a gordura trans, altos índices de açúcar, sal e sódio.

O alerta sobre “Alimentação saudável” também serviu para mostrar aos alunos que a merenda oferecida pela escola é preparada de forma a atender às necessidades nutricionais da comunidade escolar, com um cardápio variado, com frutas, verduras, legumes, carnes e laticínios de qualidade. Muitas vezes estes alimentos são produzidos no próprio município.

“Percebemos que os estudantes reagiram bem à palestra. Mostraram interesse, tiraram dúvidas e relataram casos de suas famílias. Muitos já comem a merenda oferecida pela escola e outros se mostraram abertos a experimentar. Precisamos contar os pais e responsáveis pelas crianças e jovens para esta reeducação alimentar. A conscientização deve ser de toda a família”, comentou a nutricionista.

Outra etapa do Programa Saúde na Escola foi feita no início do mês de abril, quando as agentes comunitárias de saúde fizeram a pesagem, medição e coleta de dados de todos os estudantes da rede municipal de ensino para uma avaliação nutricional, que deverá ser concluída nas próximas semanas.

De acordo com a coordenadora de Atenção Primária de Córrego Fundo, Aline Cristina Miranda Araújo, com a avaliação nutricional, os alunos que precisarem de mais cuidados relativos à alimentação, como casos de baixo peso, obesidade, dentre outros casos, serão encaminhados para atendimento médico e acompanhamento.

As avaliações nutricionais são realizadas anualmente.