Córrego Fundo terceiriza serviço de manutenção de iluminação pública

Em fevereiro deste ano, Córrego Fundo assinou convênio com empresa para executar o serviço de manutenção de iluminação pública. Essa medida visa a atender uma decisão do Governo Federal, que determina que, a partir de janeiro de 2015, as despesas dos ativos da iluminação pública serão reponsabilidade dos municípios, abrangendo aspectos como manutenção de braços e lâmpadas dos postes de iluminação, desonerando as concessionárias de energia elétrica.

A empresa Kelluz Construção Indústria e Comércio foi contratada através do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico, Meio Ambiente, Atenção à Sanidade dos Produtos de Origem Agropecuária, Segurança Alimentar, Combate a Zoonoses da Serra da Canastra, Alto São Francisco e Médio Rio Grande (CICANASTRA), que envolve o município de Córrego Fundo e outras sete cidades.

O consórcio entre os municípios prevê convênios relacionados a serviços de infraestrutura, com o é o caso da iluminação pública. Os serviços de manutenção corretiva e preventiva referente à iluminação pública em Córrego Fundo englobam o perímetro urbano, zona rural e aglomerados mais afastados, como comunidades, povoados e distritos, incluindo o fornecimento de materiais, equipamentos e mão de obra. A execução poderá ser em avenidas, ruas, travessias, vielas, becos, escadarias, escadões, travessas, praças, passeios, parques, áreas de lazer, campos de futebol, faixas de pedestres, trevos, pontes, viadutos, estacionamentos públicos, áreas públicas, e monumentos históricos.

As despesas provenientes do consórcio são rateadas entre as cidades participantes.

O consórcio foi assinado no ano passado e aprovado pela Lei Municipal 610 de agosto de 2014. Já o convênio com a empresa, assinado no início de 2015, garantiu que o município não ficasse descoberto do serviço de manutenção. “Cuidamos para nos adequar a essa determinação para que pudéssemos garantir um serviço público de qualidade para os corregofundenses”, comentou o prefeito José Leão.

De acordo com a secretária de Planejamento, Oneida dos Anjos Fonseca, em Córrego Fundo existem 947 pontos de iluminação pública. “Uma única equipe que presta o serviço de manutenção pode atender a 10 mil pontos de iluminação pública, assim sabemos que o compartilhamento do serviço será vantajoso para todos os consorciados”.

 

%d blogueiros gostam disto: