Diretoras escolares de Córrego Fundo são selecionadas para curso de especialização da UFOP

As diretoras das escolas municipais de Córrego Fundo foram selecionadas para o Curso de Especialização em Gestão Escolar, ofertado pelo Ministério da Educação/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A pós-graduação ocorrerá por um período de 18 meses, com carga horária de 400 horas e terá o primeiro encontro nos dias 28 e 29 de março (próximos sábado e domingo), em Ouro Preto/MG.

Eva Cândida Gonçalves, diretora da Escola Municipal Tereza Maria de Faria Vaz; Maria Madalena do Couto; diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) “Sol Nascente”; e Maria Marlene Oliveira Campos, diretora da Escola Municipal Rafael José Alves, passaram por uma seleção no fim do ano passado. A especialização em Gestão Escolar tem por objetivo formar, em nível de pós-graduação lato sensu, através da modalidade de EAD, especialistas em Gestão Escolar para atuarem nas escolas públicas de Educação Básica do Estado de Minas Gerais, visando à ampliação de suas capacidades de análise e resolução de problemas.

Especialização em Gestão Escolar

De acordo com a apresentação da UFOP, é uma proposta de um curso de especialização em Gestão Escolar no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública, que integra o Plano de Desenvolvimento da Educação, sob a responsabilidade da Universidade Federal de Ouro Preto. Trata-se de curso de pós-graduação lato sensu voltado para a formação continuada e pós-graduada de dirigentes da educação básica, sobretudo gestores das escolas públicas, a realizar-se por meio da educação a distância.

Este curso insere-se num conjunto de políticas que vêm sendo implementadas pelo setor público, nas esferas federal, estadual e municipal, e que expressam o esforço de governos e da sociedade em garantir o direito da população brasileira à educação escolar com qualidade social.

O Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública é componente do Compromisso Todos pela Educação que é um plano de metas que integra o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e diz respeito à mobilização em torno da melhoria da educação básica no Brasil, contribuindo para a melhoria do IDEB das escolas e dos sistemas de ensino.

A secretária municipal de Educação, Iraci Leal Costa Faria comentou que esta capacitação agrega valor ao trabalho que as diretoras já desempenham e soma ao esforço de toda a equipe em oferecer uma educação de qualidade em Córrego Fundo.