No mês de outubro, as Unidades de Atenção Primária em Saúde (UAPS) do município de Córrego Fundo realizaram um mutirão de exames preventivos contra o Câncer do Colo do Útero. A ação foi parte da campanha realizada nacionalmente contra a doença e foram contabilizados 135 exames no período.
A campanha para o exame conhecido como Papanicolau ou apenas preventivo foi divulgada pela Secretaria de Saúde com a participação direta das Agentes Comunitárias de Saúde, que fizeram a maior parte dos agendamentos junto às mulheres nas visitas domiciliares.
De acordo com a enfermeira Ísis Moreira de Souza, o resultado foi além do esperado. Ela explicou também que as marcações para o exame não se restringem a este período do ano, podendo ser agendados diretamente na Unidade de Saúde ou através das agentes comunitárias. O exame é feito mediante apresentação o Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e documento de identidade.
Câncer de Colo de Útero
Segundo informações do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer do colo do útero é o terceiro mais incidente na população feminina brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. É uma doença de desenvolvimento lento, que pode cursar sem sintomas em fase inicial e evoluir para quadros de sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais nos casos mais avançados. O câncer do colo do útero é raro em mulheres até 30 anos e sua incidência aumenta progressivamente até ter seu pico na faixa de 45 a 50 anos. A mortalidade aumenta progressivamente a partir da quarta década de vida.
Os telefones de contato com as unidades de Saúde são: UAPS Padre Dionísio (37) 3322-9646 e UAPS Cristino Antonio de Faria (37) 3322-9544.
A UAPS Padre Dionísio | A UAPS Cristino Antonio de Faria |