Escolas de Córrego Fundo participam da ‘Semana de Educação para a Vida’

Entre os dias 17 e 21 de novembro, a Escola Municipal Rafael José Alves e a Escola Estadual Padre José Sangali participaram da “Semana de Educação para a Vida”, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, segundo parâmetros do Governo do Estado e da Lei Federal nº 11.988/2009. A atividade envolveu estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Esta é a primeira vez que é desenvolvida a “Semana de Educação para a Vida”. No município, foram realizadas palestras durante todos os dias da semana, com temas relacionados à cidadania, meio ambiente, saúde, valores humanos, dentre outros, em cada uma das escolas envolvidas. As palestras foram realizadas nos períodos matutino e vespertino, contemplando os estudantes das séries participantes.

A proposta da “Semana de Educação para a Vida” é que seja um momento de convivência, troca de experiências, valorização e entendimento sobre a função da escola na formação de sujeitos preparados para participar da vida social, política e econômica, e aptos a contribuir na construção de uma sociedade justa e igualitária.

Data Palestrante Tema
17/11/2014

– Sergio Lopes Rabello – Advogado e procurador Municipal

Estatuto da Criança e do Adolescente
18/11/2014

– Vanderlei Paula de Brito – expositor

Valores humanos
19/11/2014

– Sargento Ênio – PMMG

– Maria Eduarda dos Santos Lobato Leite – Delegada de Polícia Civil

20/11/2014

– Ísis Moreira de Souza – enfermeira

– Telma Maria Lopes – enfermeira

Sexualidade
21/11/2014 Apresentações Artísticas e passeata A paz começa na escola

O encerramento da semana foi na Quadra Mineirinhos, na Escola Municipal Tereza Maria de Faria Vaz, com a presença de aproximadamente 500 alunos, das duas escolas participantes.

A festividade de encerramento contou com apresentações artísticas de dança, teatro, desfile de roupas customizadas, música e, ao final, uma passeata com o tema “A paz começa na escola”. O tema da passeata teve como finalidade levar os estudantes a uma reflexão sobre a convivência e à não-violência.

De acordo com informações da Secretaria de Educação de Córrego Fundo, em 2015 a “Semana de Educação para a Vida” será incorporada no calendário escolar envolvendo todas as instituições de ensino.