Assinado contrato de rateio de Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Rural Sustentável

No dia 30 de outubro, o prefeito de Córrego Fundo, José Leão, assinou o contrato de rateio do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, o CIDRUS. Este consórcio será responsável pela criação de um Sistema de Inspeção de Alimentos que certificará produtos da agricultura familiar dos municípios consorciados.

O contrato de rateio define valores que os municípios deverão investir para custeio do consórcio. As cidades participantes são: Aguanil, Bom Sucesso, Camacho, Campo Belo, Cana Verde, Candeias, Carmópolis de Minas, Córrego Fundo, Formiga, Oliveira, Pedra do Indaiá, Santana do Jacaré, Santo Antônio do Amparo e São Francisco de Paula.

Durante a assinatura do termo, estiveram presentes junto ao prefeito o Procurador Municipal, Sérgio Lopes Rabello, e o chefe do Departamento de Agricultura, Neurimar José Pinto.

Dentre os diversos objetivos do consórcio, destaca-se a implantação do Sistema de Inspeção Alimentar que certificará as agroindústrias familiares, contribuindo fortemente para a economia do município. Segundo explicou Neurimar, muitos dos produtos são vendidos informalmente nas próprias residências ou em feiras informais. Com a certificação, os produtores poderão comercializá-los no comércio local, participar de licitações, comercializar entre municípios, e futuramente, em todo o país.

O Sistema de Inspeção Alimentar verifica aspectos como higiene, instalações e processo de produção. Sua criação através de um consórcio entre municípios reduz significativamente os custos de manutenção, que refletem em investimentos da administração municipal, bem como do produtor rural. Para efetivamente implantá-lo, cria-se uma autarquia e são contratados profissionais como médico veterinário, técnico agrícola e agrônomo.

Os principais produtos alvos da inspeção são os de origem animal, como carne, leite, queijo, peixe, doces, dentre outros. Em Córrego Fundo, estima-se que 50 produtores rurais serão beneficiados, direta ou indiretamente, e o resultado refletirá na economia local.

Neurimar destacou a importância desta certificação, citando o exemplo da merenda escolar de Córrego Fundo. “Alguns produtos da agricultura familiar que são adquiridos para consumo dos alunos da rede escolar não são comprados no município, mas sim, em outras cidades da região que têm este certificado”.

O chefe do Departamento de Agricultura ressaltou que este é apenas um dos benefícios da criação do consórcio, cujos objetivos visam à busca por qualidade e economia. Para José Leão, este é um passo importante para o fortalecimento da agricultura familiar de Córrego Fundo e para seu desenvolvimento local e expansão comercial.

Publicado em: 10 de novembro de 2014