No dia 23 de outubro, última quinta-feira, Córrego Fundo completou 19 anos de emancipação político-administrativa. A celebração neste dia começou, às 15 horas, com o hasteamento das bandeiras, execução dos hinos Nacional e do município e, em seguida, houve um desfile cívico, envolvendo grupos sociais e escolas da cidade.
O hasteamento da bandeira nacional foi feito pelo prefeito de Córrego Fundo, José Leão. A bandeira de Minas Gerais foi hasteada pelo vice-prefeito, Geraldo Almeida de Faria (Babá), e a bandeira do município, pela vereadora Daniela Cristina de Faria/PSL.
O desfile cívico foi aberto pelo grupo da Melhor Idade Estrela do Amanhã e grupo Viva Mulher, que foram acompanhados pela fanfarra da Escola Municipal Rafael José Alves. Os participantes do grupo desfilaram com balões e faixas parabenizando a cidade.
Em seguida, passou-se ao desfile das escolas. O tema tratado neste ano foi O povo brasileiro. De acordo com a secretária de Educação, nós, envolvidos no processo educacional dos jovens cidadãos, também somos responsáveis pela qualidade de vida no nosso país. As escolas de Córrego Fundo assumem o compromisso social que cabe a uma instituição educacional e dissemina em seus alunos a responsabilidade social e ambiental de nosso país.
A primeira escola a desfilar foi o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Sol Nascente, que também contou com a apresentação da fanfarra da Escola Municipal Rafael José Alves. Em seu desfile, apresentou características da mistura de raças que formou a pátria brasileira, a vinda dos imigrantes ao país.
Em seguida, a Escola Municipal Tereza Maria de Faria Vaz iniciou sua apresentação, com sua fanfarra, balizas e estudantes retratando a diversidade cultural do Brasil, a contribuição dos imigrantes para a formação da cultura brasileira, destacando festas típicas e as contribuições para desenvolvimento tecnológico.
A terceira a apresentar foi a Escola Municipal Rafael José Alves, também com um grande número de alunos participando, demonstrou através do desfile a diversidade da fauna e flora brasileira, abordando a grande extensão territorial, e a diversidade das plantas, flores, frutos e animais.
A última a desfilar foi a Escola Estadual Padre Sangali, que destacou os valores humanos, as atitudes de paz, inclusão social, cidadania, bem estar social, dentre outros aspectos voltados para o comportamento consciente. A apresentação da escola também contou com fanfarra e balizas.
Publicado em: 30 de outubro de 2014