Grupo ‘Combatendo o Tabagismo’ promove reuniões semanais

Desde o início do mês de setembro, funciona em Córrego Fundo o grupo “Combatendo o Tabagismo”, organizado pela Secretaria de Saúde, para auxiliar os cidadãos que queiram abandonar o vício do cigarro. Os participantes participam de consultas médicas e reuniões semanais com profissionais de diversas áreas de atuação para terem apoio e acompanhamento durante o tratamento.

De acordo com a enfermeira Telma Maria Lopes, este é o primeiro grupo do programa que está sendo atendido no município. O Tratamento será feito por um período de 12 semanas, com recebimento de pastilhas, adesivos e medicamentos. “Após este período de 12 semanas, novos grupos serão montados. Nossa intenção é atender toda a população interessada em deixar o vício”, comentou.

As reuniões ocorrem às 18 horas, das quartas-feiras. A cada semana, um profissional promove a troca de informações e experiências, reforçando o tratamento médico recebido pelos pacientes. “Juntos, é mais fácil superar o vício”, observou a enfermeira. A assistência profissional envolve as seguintes áreas, nutricional, psicológica, odontológica e ainda conta com a atuação de enfermeiros e fisioterapeutas.

A enfermeira enfatizou que é preciso ter disciplina para conseguir resultado no programa. “A proposta é que o interessado participe da atividade toda, com todos os profissionais. Mesmo que haja recaídas e ausências aos encontros, o paciente pode retomar o tratamento com o grupo. Caso não tenha boa aceitação de algum medicamento, outras consultas podem ser agendadas com o médico. A determinação e a disciplina são os melhores aliados para os que querem parar de fumar”.

Telma explicou também que, para melhor atender aos pacientes, as vagas são limitadas. “Quem tiver interesse em participar do próximo grupo, já pode procurar informações junto a Secretaria Municipal e Unidades de Saúde”. A inscrição dos candidatos é feita mediante a apresentação do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e documento de identidade.

As reuniões serão realizadas na Unidade de Saúde de Córrego Fundo de baixo, na UAPS (Unidade de Atenção Primária em Saúde) “Cristino Antonio de Faria”, localizada a Avenida José Afrânio Rodrigues, s/n, telefone (37) 3322-9544.

%d blogueiros gostam disto: