Iniciada ação de desassoreamento dos córregos que abastecem a Lagoa do Tatá

No início desta semana, teve início uma ação para desassoreamento dos córregos que abastecem a Lagoa do Tatá, em Córrego Fundo. A iniciativa é da Secretaria de Obras em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do município.

O processo de desassoreamento de rios consiste na remoção de sedimentos como lodo e areia do leito para solução de problemas ambientais. Os rios e córregos sofrem, principalmente, com o problema de assoreamento causado pela ação do tempo, e também pela erosão, desmatamento, práticas agrícolas inadequadas e ocupações urbanas. Com isso, faz-se necessário o desassoreamento, aumentando e estabilizando a profundidade do leito e aumentando sua vazão.

Segundo o secretário de Obras, Deivdi Geraldo Faria, é a primeira vez que estes córregos estão sendo desassoreados. “O trabalho está sendo feito manualmente, aproveitando o período da seca”, explicou.