Servidores do CRAS passam por curso de capacitação

Nos dias 11 e 12 de agosto, servidores da Secretaria de Políticas Sociais e do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do município passaram por uma atividade de capacitação. Durante dois dias, os servidores acompanharam as explanações das assistentes sociais Elaine Cristina Pereira e Daniane Aparecida Nunes, da Secretaria de Desenvolvimento Humano de Formiga, que falaram sobre os Serviços da Proteção Social Básica, do Sistema Único de Assistência Social, aplicado às áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios.

De acordo com a secretária de Políticas Sociais de Córrego Fundo, Marli Rosário Silva, a capacitação foi muito importante para que os servidores da pasta adquiram novas técnicas para o processo de reordenamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no município. Marli explicou que este reordenamento está ocorrendo em todo o país, para melhor atender as famílias e indivíduos em vulnerabilidade social. O programa tem como objetivo, dentre outros, complementar a ação das famílias, proteger e incentivar o desenvolvimento da criança e do adolescente, e fortalecer os vínculos familiares e sociais.

O PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família) é um programa aliado ao Serviço de Convivência, que tem como finalidade a ruptura dos laços familiares, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos. Este Serviço de Proteção foi bastante abordado durante os dias de capacitação.

“Esta capacitação nos auxiliou bastante, porque contamos com a experiência de profissionais que também vivenciam o reordenamento do serviço de convivência e trouxeram para o curso aspectos práticos. Trocamos conhecimentos e vivências, o que foi muito enriquecedor”, comentou a secretária.