Alunos das instituições de ensino de Córrego Fundo passam por análise nutricional

A Secretaria Municipal de Educação de Córrego Fundo divulgou no dia 8 de setembro, os indicadores referentes à avaliação nutricional dos alunos das redes municipal e estadual da cidade. Foram avaliados 957 alunos desde a creche, pré-escola, Ensinos Fundamental e Médio, nas quatro instituições de ensino do município.

A análise nutricional foi realizada pela nutricionista da Secretaria de Educação de Córrego Fundo, Andréa Cristina Costa. Segundo ela, dos 957 avaliados, 686 alunos foram avaliados tendo peso normal, o que corresponde a 71,68% do total de estudantes. Com baixo peso, estão 69 alunos, referente a 7,21% da totalidade. Foram analisados 126 com risco de sobrepeso, ou seja, 13,16%. Com obesidade, estão 68 alunos, 7,10% dos analisados. Por último, foi constatada a existência de 8 estudantes com obesidade grave, número que corresponde a 0,83%.

Após a análise nutricional, os alunos receberam informações da situação de cada um, e, aqueles que necessitam de acompanhamento nutricional, serão encaminhados para acompanhamento junto ao sistema de saúde do município.

De acordo com Andréa, entre os maiores problemas nutricionais estão a desnutrição e a obesidade, que são realidades opostas, mas com a mesma origem: o consumo alimentar desequilibrado. “É muito importante realizar esta análise de dados que possibilita o levantamento do estado nutricional de uma população. Especialmente em se tratando de crianças e jovens em fase de desenvolvimento, inclusive, desenvolvimento intelectual”, destacou.

Conforme campanhas do Ministério da Saúde, o estado nutricional é um indicador relevante para avaliar aspectos de saúde e qualidade de vida de uma população. “A escola, como polo irradiador de conhecimentos, atitudes e práticas saudáveis, é o ambiente ideal para a realização de avaliações do estado nutricional de crianças e adolescentes, bem como para veicular o conceito de alimentação saudável, fazendo com que sejam multiplicadores de conhecimentos para toda a família”, comentou a nutricionista.

A avaliação nutricional foi realizada entre os meses de agosto e setembro deste ano, junto às instituições Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) “Sol Nascente”, Escola Municipal “Tereza Maria de Faria Vaz”, Escola Municipal “Rafael José Alves”, e a Escola Estadual “Padre José Sangali”.

A pesagem foi realizada em parceria com as Agentes Comunitárias de Saúde da cidade, visando atender também ao Programa Saúde na escola, de iniciativa do Governo Federal e desenvolvido através das Secretarias de Educação e de Saúde.

Publicado em: 9 de setembro de 2014