Rede municipal de Educação realiza Dia D do PIP

No dia 13 de agosto, as escolas da rede municipal de ensino de Córrego Fundo realizaram o Dia D do PIP (Programa de Intervenção Pedagógica), com a finalidade de buscar melhorias para a educação na cidade. Esta ação pedagógica foi instituída pela Secretaria Estadual de Educação e é realizada anualmente por toda rede de ensino, estadual e municipal do estado.

Segundo informações da Secretaria de Educação de Córrego Fundo, este é um evento de importância significativa, por ser o momento em que todas as escolas e a comunidade escolar se reúnem para analisar as práticas pedagógicas, o desempenho da escola e dos alunos nas avaliações externas (como o PROALFA, PROEB e Prova Brasil) e internas. E, a partir de então, planejar as ações e metas que contribuirão para a melhoria do ensino.

Participam ativamente deste processo os pais, alunos, professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares, sendo que, em cada escola foi realizada uma ação específica, que observou as peculiaridades de cada estabelecimento.

A Escola Municipal Tereza Maria de Faria Vaz e a Escola Municipal Rafael José Alves realizaram o Dia D do PIP. Nesta ocasião, uma reunião com toda a comunidade escolar discutiu assuntos como levantamento de dados estatísticos e de resultados de avaliações periódicas e avaliações externas; reflexão sobre a prática pedagógica, associada aos dados levantados referentes ao último período; e a reestruturação do planejamento de ações, que deverão ser executadas.

De acordo com a coordenadora pedagógica da secretaria de Educação, Keli Bernardes da Cunha, o “Dia D” do PIP foi bastante importante para o ensino no município. “O momento é de integração, de compartilhar ideias e propostas de ação, baseadas em resultados. A elaboração do planejamento de ações a partir daí conta com a participação dos pais e profissionais da educação. Infelizmente, nem todos os pais consideram a importância desta ação para o ensino de seus filhos, que teriam a oportunidade de conhecer melhor aspectos relativos às metas que a escola deve cumprir e os recursos pedagógicos que utiliza para garantir uma educação de qualidade” comentou.

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