Córrego Fundo institui Serviço de Inspeção Municipal

Foi constituído em Córrego Fundo o Serviço de Inspeção Municipal – SIM e os procedimentos de inspeção sanitária de estabelecimentos que produzam bebidas e alimentos de consumo humano de origem animal e vegetal. A implantação deste serviço foi determinada pela Lei nº 604/2014, de 25 de junho.

O SIM se refere ao processo sistemático de regulamentação, acompanhamento, avaliação, inspeção e controle sanitário, compreendido da matéria-prima até a elaboração de todo produto e subproduto de origem animal e vegetal e será de responsabilidade do Departamento de Agricultura do município.

Este serviço controla a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos cárneos, queijo, ovos, mel e doces, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos estes produtos. Ao mesmo tempo, incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores alimentos com qualidade e segurança garantida. De acordo com o chefe do Departamento de Agricultura da Prefeitura de Córrego Fundo, Neurimar José Pinto, destacam-se no município a produção de cachaça e de queijo, que deverão receber a inspeção do SIM.

A Lei nº 604/2014 prevê a realização de parcerias e/ou cooperação técnica com outros municípios, mediante consórcios públicos, para facilitar o desenvolvimento de atividades relativas à inspeção sanitária, em consonância com o que determina o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Publicado em: 8 de agosto de 2014