Cartão do SUS já é exigido para todos os procedimentos da saúde pública

Já começou a valer a exigência da apresentação do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) para todos os procedimentos da saúde pública no país. A partir do mês de julho de 2014, com a implantação do e-SUS, todos os cidadãos que demandarem algum serviço público de saúde deverão apresentar seu cartão. Esta é uma orientação da Secretaria Municipal de Saúde, que faz o cartão para os interessados, de segunda a sexta-feira, das 12 às 16 horas.

O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional.

A coordenadora de Atenção Primária no município, Aline Cristina Miranda Araújo, destacou procedimentos como vacinação, aferição de pressão arterial, medição de glicemia capilar, dentista, consultas médicas e de enfermagem e os demais serviços de saúde estão entre os que exigem a apresentação do cartão. “Um importante alerta é que, com a mudança para o e-SUS, será necessária a atualização cadastral de todos os cidadãos. Desta forma, as agentes comunitárias de saúde de Córrego Fundo realizarão visitas domiciliares para esta atualização. Porém, quem já tem seu cartão do SUS pode utilizá-lo normalmente”, explicou.

%d blogueiros gostam disto: