Profissionais da Saúde de Córrego Fundo passam por treinamento

No dia 29 de janeiro, foi realizada uma capacitação para profissionais do serviço municipal de Saúde de Córrego Fundo. A atividade foi realizada na Unidade de Atenção Primária (UAPS) “Padre Dionísio”, que fica localizada no prédio da Unidade de Pronto Atendimento da cidade.

O treinamento para Teleconsultoria e do Eletrocardiograma Digital, foi ministrado pelos servidores do Programa Tele Minas, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde, Wanessa Campos Vinhal, assistente administrativa do projeto, e Lucas Costa Sales, técnico de suporte de informática.

Córrego Fundo já faz parte do projeto e já recebeu outros treinamentos semelhantes a este. A Teleconsultoria é um sistema de segunda opinião off-line entre profissionais de Saúde de um município e os profissionais que fazem parte do programa, através das instituições parceiras. É utilizado para casos clínicos reais e também funciona como instrumento para tirar dúvidas diversas, possibilitando uma capacitação continuada dos servidores de Saúde.

De acordo com dados do Tele Minas, este serviço dinamiza o sistema de Saúde municipal, fornece suporte técnico aos profissionais e diminui o número de encaminhamento de pacientes, dentre inúmeros outros benefícios. O serviço é gratuito para os municípios e os equipamentos utilizados são doados pelo Governo do Estado. Cada cidade participante do programa tem apenas que contribuir com a infraestrutura do local de funcionamento e internet.

A outra ferramenta que os profissionais de Córrego Fundo receberam treinamento foi na utilização do Eletrocardiograma Digital, que já estava em implantado no município.

O exame é realizado pelo operador do aparelho que o encaminha, através da internet, para a central, localizada no Hospital das Clínicas, em Belo Horizonte, para que seja feito o laudo, com cardiologistas de plantão. Todos os exames são laudados no mesmo dia e os casos de urgência têm prioridade no serviço.

De acordo com o secretário de Saúde de Córrego Fundo, Diequison da Cunha, a participação no programa e as constantes atualizações contribuem muito com a qualidade do serviço de Saúde prestado na cidade.

Cerca de 660 municípios mineiros fazem parte de algum sistema da Rede de Teleassistência de Minas Gerais.