Autismo é tema de capacitação de profissionais da saúde

O Dia Mundial do Autismo é celebrado no dia 2 de abril. Ainda em função da data, a médica pediatra Carmem Sílvia do Monte Martins ministrou uma palestra para conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) para profissionais da saúde que atuam na unidade de saúde Padre Dionísio, no dia 14 de abril.


O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.


Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.


A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral.


Ressalta-se que o tratamento oportuno com estimulação precoce deve ser preconizado em qualquer caso de suspeita de TEA ou desenvolvimento atípico da criança, independentemente de confirmação diagnóstica.

Publicado em: 9 de maio de 2023