Córrego Fundo recebe van adaptada para transporte para tratamento fora do município

No dia 4 de janeiro, Córrego Fundo recebeu um veículo para levar pacientes em tratamento fora do município. A van adaptada foi adquirida por meio de recursos do Governo Estadual, que assinou uma resolução determinando regras para investimento em aquisição de transporte eletivo sanitário para municípios de Minas Gerais, contemplando o município.

A Resolução 7791/2021, que firma a destinação do recurso para compra da van pelo município de Córrego Fundo, está fundamentada na legislação vigente, bem como em deliberação da Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Minas Gerais – CIB-SUS/MG, que determina articulação, negociação, pactuação e deliberação entre gestor estadual e os gestores municipais, quanto aos aspectos operacionais e de regulamentação das Políticas de Saúde no âmbito da Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

Assim que o recurso foi liberado para o município, foram realizados o processo licitatório e a adaptação do veículo, para que tivesse as condições de acessibilidade determinadas.
A utilização da van adaptada tem como objetivo oferecer transporte para tratamento fora do domicílio e atender as demandas de tratamento eletivas, que em grande parte foram aumentadas durante o período da pandemia do covid-19.


Para a secretária de Saúde, Alessandra Lopes de Faria, a van é recebida com muita satisfação, já que Córrego Fundo oferece prioritariamente atendimentos em atenção primária de saúde, por causa do número de habitantes. Sendo assim, são muitas as demandas para serem encaminhadas para outras cidades. “Nossa preocupação é de dar o encaminhamento a toda procura por serviço de saúde em Córrego Fundo. Com certeza, este transporte adaptado será colocado para oferecer o melhor e mais rápido atendimento possível nos tratamentos eletivos”, comentou.

Publicado em: 25 de janeiro de 2023