Realizado curso de Análise Sensorial e Classificação de Cachaça em Córrego Fundo

A Administração Municipal, por meio do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e do departamento de Agricultura, em parceria com a Emater (Empresa Assistência Técnica Extensão Rural), promoveu um curso de “Análise Sensorial e Classificação de Cachaça”, entre os dias 7 e 10 de novembro. O curso, ministrado pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), foi voltado especialmente para produtores e revendedores de cachaça.

A capacitação foi muito elogiada pelos participantes que ficaram surpresos com a diversidade e riqueza da técnica na produção e análise sensorial do produto. Córrego Fundo está em 5º lugar no ranking nacional da produção de cachaça.

O objetivo do curso foi oferecer capacitação para analisar o aroma, o sabor e a qualidade da cachaça, bem como fazer sua classificação, rotulagem, entre outras práticas, para melhor oferta e comercialização do produto. O curso foi gratuito com emissão de certificado pelo SENAR.

O técnico da Emater no município, Marcos Roberto de Souza, explicou que existem diversas informações importantes para que o produtor de cachaça aprenda e, com isso, invista e melhore seu processo de fabricação, bem como o produto final. “Saber analisar o aroma, a madeira para envelhecimento, o cuidado com o teor alcóolico, tudo isso são questões que podem agregar bastante valor ao produto”, comentou.

A ementa do curso contou com tópicos como: aspectos econômicos da produção e comercialização da cachaça no Brasil e no mundo; perfil do profissional classificador de cachaça; identificação dos aromas da cachaça; classificação da cachaça conforme Ministério da Agricultura; diferenças entre a cachaça de coluna e a de alambique; identificação dos gostos básicos da cachaça; identificação de madeiras usadas no envelhecimento de cachaças; defeitos sensoriais da cachaça e suas origens; montagem da roda de aromas para cachaça; análise de rótulos de cachaça; avaliação sensorial de cachaças; determinação do grau alcoólico da cachaça; elaboração de laudo de parecer sensorial; e classificação sensorial final das cachaças.

Publicado em: 21 de novembro de 2022