Agentes de saúde e de combate a endemias de Córrego Fundo fazem curso técnico de capacitação

Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de Córrego Fundo estão participando de um curso técnico de capacitação, através do Programa Saúde com Agente.
O projeto é uma parceria da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) com Ministério da Saúde e Conasems para oferecimento de Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os Agentes Comunitários de Saúde e Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, para os Agentes de Combate às Endemias.
O programa foi criado em atenção as leis que ampliaram as atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, objetivando oferecer qualificação técnica para profissionais de todo o Brasil.
A formação é no formato semipresencial, com carga horária de 1.275 horas e duração mínima de 10 meses. A iniciativa visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária, além de reforçar a valorização dos agentes, que atuam na prevenção e no cuidado das pessoas. O objetivo é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento.
Todos os servidores dessas áreas de Córrego Fundo estão participando da iniciativa. As inscrições foram viabilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde e a aula inaugural ocorreu no dia 09 de agosto.

Publicado em: 29 de setembro de 2022