Emater e secretaria de Educação realizam colheita de batata roxa em horta escolar

No último mês, a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural e a secretaria municipal de Educação de Córrego Fundo fizeram a colheita de batata roxa na horta escolar, da Escola Municipal Tereza Maria de Faria Vaz.

Segundo o técnico da unidade da Emater no município, Marcos Roberto de Souza, foram colhidos cerca de 75 kg de batata roxa, na horta. A produção foi distribuída para as três escolas municipais da cidade e também para o Lar São Vicente de Paulo. Marcos explicou que as ramas dessa variedade de batata foram conseguidas por meio de uma parceria com a EMATER de Divinópolis, na pessoa do coordenador técnico regional Lamartine Wéliton Branquinho, que adquiriu estes espécimes do legume na Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). “Essa variedade, além de mais produtiva, é mais rica em vitaminas” comentou.

Horta Escolar

A horta escolar foi inaugurada em dezembro de 2021. O projeto, conduzido pela equipe da Secretaria Municipal de Educação contou com o apoio de diversos parceiros, como o Banco Municipal de Alimentos de Formiga, Unifor-MG, Arapé e Emater, que tem dado continuidade ao trabalho.

O objetivo é incentivar os alunos a terem o hábito de ingerir frutas, legumes e verduras, visando ao crescimento saudável de todos. Além de produzir alimentos de maneira agroecológica, a horta escolar complementa a merenda escolar e podem ser doados a famílias da comunidade escolar ou entidades beneficentes, contribuindo para a melhoria das condições de Segurança Alimentar e Nutricional, deste público.

Publicado em: 5 de julho de 2022