Emater e departamento de Agricultura repassam colheita de hortaliça da horta escolar para Lar São Vicente e CEMEI

As hortaliças produzidas na horta escolar da Escola Municipal Tereza Maria de Faria Vaz estão beneficiando inúmeras instituições da cidade. No último mês, foram beneficiados o Lar São Vicente de Paulo e o Centro Municipal de Educação Infantil – Cemei “Sol Nascente”.

Segundo Marcos Roberto de Souza, técnico da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), parceira do projeto, como a creche já voltou a oferecer refeições aos alunos, estão sendo destinadas parte da produção da horta para o centro educacional. “A horta já começa a cumprir uma parte de sua função, que é fornecer um complemento alimentar para as refeições das crianças e dos alunos. Esperamos que, em breve, as refeições nas demais escolas municipais possam ser retomadas, para que os alunos também se beneficiem. Também esperamos que seja possível desenvolver a segunda missão da horta, de cunho pedagógico, onde os alunos terão contato com a produção, manuseando a terra, as plantas, sendo incentivados a produzir e ingerir alimentação saudável.

O Lar São Vicente de Paulo ainda tem recebido hortaliças até que a merenda nas escolas retome seu fluxo normal. Enquanto isso, a destinação beneficia a instituição para idosos e é aproveitada, evitando o desperdício.

Horta Escolar

A horta escolar foi inaugurada em dezembro de 2021. O projeto, conduzido pela equipe da Secretaria Municipal de Educação contou com o apoio de diversos parceiros, como o Banco Municipal de Alimentos de Formiga, Unifor-MG, Arapé e Emater, que tem dado continuidade ao trabalho.

O objetivo é incentivar os alunos a terem o hábito de ingerir frutas, legumes e verduras, visando ao crescimento saudável de todos. Além de produzir alimentos de maneira agroecológica, a horta escolar complementa a merenda escolar e podem ser doados a famílias da comunidade escolar ou entidades beneficentes, contribuindo para a melhoria das condições de Segurança Alimentar e Nutricional, deste público.

Publicado em: 18 de março de 2022