Covid-19: Córrego Fundo disponibiliza dose adicional para imunossuprimidos

A Secretaria de Saúde de Córrego Fundo já disponibiliza a aplicação de reforço e adicional da vacina contra a covid-19 para pessoas imunossuprimidas a partir de 12 anos de idade. A dose de reforço é indicada para pessoas que tomaram a terceira dose há, pelo menos, quatro meses.
A imunização desse público é realizada nas unidades básicas de saúde, nos horários de funcionamento e conforme demanda. Não é necessário fazer agendamento.
A iniciativa obedece à Nota Técnica nº 8/2022, do Ministério da Saúde que recomenda a administração da dose de reforço (D4) em pessoas imunossuprimidas, quatro meses após a terceira dose, considerando a possibilidade de amplificação da resposta imune com doses adicionais de vacinas covid-19.
Constam deste grupo:

  • Todos indivíduos imunossuprimidos a partir de 12 anos de idade podem receber a D4 dos imunizantes: AstraZeneca, Janssen ou Pfizer.
  • Gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto) a partir de 12 anos imunossuprimidas poderão receber a D4 com o imunizante Pfizer. A vacina CoronaVac poderá ser considerada como dose de reforço para gestantes na impossibilidade do uso da vacina Pfizer.
  • Pessoas imunossuprimidas entre 12 e 17 anos de idade deverão receber a D4 obrigatoriamente do imunizante Pfizer.
  • Gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto) entre 12 e 17 anos imunossuprimidas poderão receber a D4 com o imunizante Pfizer.
  • Gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto) imunossuprimidas que receberam vacinas de vetor viral (Janssen e AstraZeneca) antes da gestação, deverão realizar a D4 utilizando o imunizante Pfizer.
    Nestes casos, ao irem se vacinar, as pessoas devem obrigatoriamente levar laudo médico que comprove a imunossupressão ou condição atual, além de cartão do SUS e de vacinação. Menores de 18 anos devem ir acompanhados de pais ou responsáveis.

Publicado em: 21 de fevereiro de 2022