Saúde promove campanha “Janeiro Branco”

Nos dias 5 e 6 de janeiro, foram iniciadas as ações da campanha “Janeiro Branco” nas unidades de saúde de Córrego Fundo. As atividades estão sendo realizadas na sala de espera para atendimentos médicos e acompanhamentos das unidades, mobilizando continuamente os usuários do serviço de saúde.

O Janeiro Branco é uma campanha ao estilo da Campanha Outubro Rosa e da Campanha Novembro Azul, com o objetivo de chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas. A escolha do mês de janeiro se deu por termos simbólicos e culturais, pois é quando as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, equivalentes a 5,8% da população, atrás dos Estados Unidos, com 5,9%. A depressão é uma doença que afeta 4,4% da população mundial. O Brasil é ainda o país com maior prevalência de ansiedade no mundo (9,3%).

Em Córrego fundo, a campanha tem como tema o “Auto abraço”, reforçando a ideia de autocuidado e de atenção aos sentimentos e emoções. As atividades da campanha serão desenvolvidas durante todo o mês.

Publicado em: 6 de janeiro de 2022