Horta escolar é inaugurada em Córrego Fundo

Foi inaugurada nesta quarta-feira, dia 15 de dezembro, a horta escolar da Escola Municipal Tereza Maria de Faria Vaz. O projeto, conduzido pela equipe da Secretaria Municipal de Educação conta ainda com o apoio de diversos parceiros, como o Banco Municipal de Alimentos de Formiga, Unifor-MG e Emater.

Estiveram presentes à inauguração o prefeito da cidade, Danilo Oliveira Campos, o vice, Weslei Carlos da Silva, vereadores, secretários, servidores municipais, além de parceiros e representantes da comunidade.

O projeto, que vem sendo desenvolvido deste o início do ano, tem como objetivo incentivar os alunos a terem  o hábito de ingerir frutas, legumes e verduras, visando ao crescimento saudável de todos.

Devido à pandemia, a iniciativa teve início em casa, com o projeto Horta Escolar “Agora é em casa”, a partir da distribuição de mudas de hortaliças aos alunos no momento da entrega do Kit Merenda Escolar. As crianças foram incentivadas a realizar o plantio casa e enviarem fotos e vídeos do plantio, colheita e consumo do alimento.

Com o retorno das aulas presenciais, os alunos foram incentivados a participarem da ação, que ampliou o conhecimento que eles tinham sobre alimentação saudável, bem como sobre alguns vegetais que os estudantes não têm o hábito de consumir.

Além de produzir alimentos de maneira agroecológica, a horta escolar irá complementar a merenda escolar. Os alimentos ainda poderão ser doados a famílias da comunidade escolar, contribuindo para a melhoria das condições de Segurança Alimentar e Nutricional, deste público.

O prefeito, Danilo Oliveira Campos lembra que a iniciativa faz parte do projeto de valorização das práticas de ensino no município, e da necessidade de considerar o aluno como um ser com múltiplas necessidades. “Ao ter acesso a este tipo de atividade, nossas crianças crescem e evoluem, não somente no aprendizado pedagógico e intelectual, mas também na vida”, afirmou.

Para a secretária de Educação, Adriana Silveira, “entre os benefícios alcançados com as hortas escolares, destacam-se a troca de conhecimentos, a produção e consumo de alimentos naturais, além da inserção de assuntos na pauta da comunidade escolar como a economia doméstica e a influência nas escolhas alimentares dos estudantes”.

A supervisora do Departamento de Merenda Escolar, Ausleny Sousa, lembra que acompanhar o crescimento das hortaliças é fundamental para estimular hábitos saudáveis de alimentação. “O projeto traz benefícios aos alunos no que diz respeito ao conhecimento do valor nutricional das hortaliças desde cedo, de acordo com seu ciclo de estudos, bem como a história de cada uma delas. E isso reflete na aceitabilidade e no maior consumo das hortaliças na preparação em que elas são incluídas”, salientou.