Córrego Fundo investe no plantio da Crotalária no combate à dengue

A secretaria de Saúde, em parceria com a Emater (Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural), está desenvolvendo um projeto de doação mudas da planta Crotalária para distribuição e plantio em lotes vagos da cidade. A planta é um recurso no combate ao mosquito transmissor da dengue, com resultados indiretos, comprovados cientificamente.

De acordo com o técnico da Emater no município, Marcos Roberto de Souza, a crotalária floresce sendo um grande atrativo para determinadas espécies de libélula. “As larvas desta libélula, assim como o inseto adulto, se alimentam das larvas e do mosquito transmissor da dengue, diminuindo, assim, a proliferação e consequentemente transmissão das doenças”, explicou. Marcos destacou que a contribuição das libélulas e de suas larvas são principalmente em locais de difícil acesso, normalmente onde é mais difícil da ação humana alcançar.

A secretária de Saúde, Alessandra Lopes de Faria, reforçou a importância de toda a cidade somar esforços no combate ao mosquito transmissor da dengue. “Nesta época do ano, devemos redobrar a atenção aos possíveis criadouros de larvas do mosquito. São diversas as doenças que ele transmite. O trabalho realizado pela Administração Municipal é contínuo e agora reimplantaremos este projeto das crotalárias para ajudar no combate à transmissão da doença, mas o resultado positivo só é alcançado se a população atuar junto, fazendo a sua parte”, reforçou.

A Administração Municipal e Emater contam com a colaboração da população no recebimento e plantio das mudas da crotalária para melhores resultados do projeto.

Publicado em: 24 de novembro de 2021