Representante de Córrego Fundo participa de Webnários pela Escola de Saúde Pública de Minas

Estão sendo promovidos os Webnários pela Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais com a temática:  “Leitos de Saúde Mental em Hospitais Gerais: Quais possibilidades de Atenção nas RAPS”. Ao todo, serão três encontros tratando do tema. O primeiro, foi realizado no dia 04 de novembro e Córrego Fundo foi representado pela psicóloga e coordenadora do NASF (Núcleo de Atenção à Saúde da Família) Walquiria Resende de Oliveira Teixeira.

O objetivo desses Webinários é esclarecer sobre a atenção em leitos de saúde mental em Hospitais Gerais, buscando identificar suas contribuições para o cuidado às pessoas com sofrimento mental grave ou com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, a partir das proposições das redes de atenção psicossocial.

Walquiria ressaltou que os leitos de retaguarda em Saúde Mental em Hospitais Gerais são de suma importância quando se trata do tratamento de pacientes com sofrimento mental grave ou com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras substâncias psicoativas, por garantir tratamentos mais efetivos e complementares aos atendimentos oferecidos nos CAPS e na Atenção Básica (Unidades Básicas de Saúde). Isto porque muitos hospitais psiquiátricos foram fechados ou tiveram redução do número de pacientes a serem internados e muitas comunidades terapêuticas e clínicas para dependência química só recebem pacientes que não tenham comorbidades graves ou que estejam sob controle.

Publicado em: 8 de novembro de 2021