Emater e Departamento de Agricultura auxiliam produtores na análise do solo

A Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), juntamente com o Departamento de Agricultura de Córrego Fundo tem auxiliado os produtores rurais do município, na realização da análise do solo.
Segundo o técnico da Emater, Marcos Roberto de Souza, empresa e prefeitura prestam toda a assistência técnica aos produtores que desejam fazer a análise das suas terras para cultivo. “Nós vamos na propriedade, ajudamos na coleta, encaminhamos as amostras para o laboratório e, assim que ficam prontas, realizamos a interpretação das análises, de acordo com a cultura que se pretende cultivar.
Marcos explica que a única despesa que o produtor tem é com o laboratório que faz a análise. “É um valor muito baixo, se consideramos o custo-benefício, principalmente nessa safra, com os preços do adubo e demais insumos em constante elevação”, lembra.
Além da economia, o produtor ganha com o aumento da produção, uma vez que a análise permite conhecer a quantidade correta de adubo, para que não haja desperdício, ou falta para a cultura.
Recomenda-se ainda, segundo o técnico, que a coleta do solo e o envio ao laboratório sejam realizados, preferencialmente, entre os meses de maio e julho, pois nesse período a demanda nos laboratórios é relativamente pequena, o que agiliza o retorno da análise para a interpretação. Além disso, se o terreno precisar de correção com o calcário, essa deve ser realizada pelo menos 60 dias antes do plantio.

Publicado em: 8 de setembro de 2021