Decretada situação de emergência rural em Córrego Fundo

Córrego Fundo declara situação de emergência na zona rural afetada por geada. O decreto nº 4024/2021 ressalta que a situação de emergência se deve aos danos causados por geada à produção agropecuária da cidade e, consequentemente, à economia local.

A decisão pela situação de emergência foi tomada por intermédio da secretaria de Obras, Meio Ambiente e Desenvolvimento, após a unidade da EMATER (Empresa Assistência Técnica Extensão Rural) no município emitir um relatório sobre o impacto de geada ocorrida no final do mês de julho, destacando as perdas nas lavouras e o prejuízo econômico. Entre as plantações afetadas, destaca-se banana, goiaba, hortaliças diversas, pasto animal, entre outros. Houve também perdas animais, afetando a produção de leite e corte.

Conforme a procuradora municipal, Deis Cristina Alves, as medidas tomadas pelo município têm como objetivo apoiar os produtores a retomarem a saúde econômica de suas atividades comerciais. Entre as ações do município para esta finalidade, foi enviado ofício às instituições bancárias comunicando sobre o relatório da Emater e o decreto, a fim de sensibilizar e oficializar a condição econômica dos produtores que contraíram financiamentos entre outras demandas financeiras.

Publicado em: 27 de agosto de 2021