Secretaria de Políticas Sociais se manifesta sobre a violência contra a pessoa idosa

Na tarde desta terça-feira, dia 15 de junho, a Secretaria de Políticas Sociais de Córrego Fundo se manifestou em relação à violência contra a pessoa idosa. O objetivo é promover uma conscientização do tema na data em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

Conforme o comunicado, uma das razões da criação dessa data foi a necessidade de prover maior bem-estar e mais qualidade de vida na terceira idade. O documento lembra ainda que no atual cenário de crise resultante da pandemia da covid-19, é necessário ter ainda mais cuidado com a proteção da saúde dos idosos, já que eles compõem um dos grupos de risco para a doença. Além do aspecto físico, a proteção dessas pessoas ajuda a evitar o desenvolvimento de doenças mentais, como os transtornos de ansiedade e a depressão em idosos.

Por esse motivo, celebrar o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa ajuda a disseminar informações sobre os direitos dos idosos quanto à garantia de um envelhecimento mais saudável e tranquilo. A população deve participar ativamente dessa campanha e combater atos de opressão e de quaisquer formas de violência e lutar pela garantia da assistência integral à saúde do idoso. Os tipos de violências mais comuns são: a física, psicológica, financeira, a negligência, o abandono. Geralmente os maiores agressores são familiares próximos como filhos e netos e 90% das vezes a violência é praticada dentro da casa da vítima, no caso, a pessoa idosa.
A Secretaria disponibilizou ainda os canais de denúncia de forma anônima para qualquer tipo de violência contra os idosos: Disque 100 ou (37) 3322-9428.

Publicado em: 15 de junho de 2021