EMATER e departamento de Agricultura auxiliam produtor para venda de produtos pelo PNAE

A Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) e departamento de Agricultura no município de Córrego Fundo têm atuado em diversos segmentos e necessidades dos produtores rurais. Além de orientações quanto ao cultivo e ações relacionadas a seus produtos, há um importante papel em orienta-los na regulamentação de seus agronegócios.

Segundo o técnico da Emater, Marcos Roberto de Souza, uma demanda importante é quanto às vendas pelo PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). “O produtor já é acompanhado pela Emater desde o início, recebe orientação e acompanhamento em todos os processos de legalização dos seus produtos perante a vigilância sanitária e, a partir dessa legalização, aumentam as oportunidades de participação em feiras em outros municípios e assim, expande-se o mercado”.

O produtor rural Anivaldo José de Brito, da comunidade rural de Falhas, produtor de farinhas de milho, foi um dos que tiveram o apoio da Emater e departamento de Agricultura neste caso. Participou de uma chamada pública do município de São Jose da Barra – MG e contou com orientação nas muitas etapas do processo. “Recebi o apoio para o desenvolvimento do projeto de venda e a organização de toda a documentação”, comentou.

“Essas vendas fora do município são muito importantes, tanto para o produtor, como para o munícipio. Com a expansão dos negócios, é capital que circula na cidade, fomentando a economia, melhorando a qualidade de vida e renda de todos”, destacou o técnico da Emater.

O supervisor do departamento de Agricultura, Bruno Cesar Leal observou que esta expansão do mercado consumidor é também uma forma de divulgação dos produtos da nossa cidade, que são de excelente qualidade.

Publicado em: 28 de maio de 2021