Córrego Fundo comemora o Dia da Enfermagem

Nesta quinta-feira, dia 13 de maio, a Administração Municipal de Córrego Fundo, por meio da Secretaria de Saúde promoveu uma tarde de comemoração ao Dia Internacional da Enfermagem. Participaram do evento enfermeiros e técnicos de enfermagem das unidades básicas de Saúde Cristino Antônio de Faria e Padre Dionísio, assim como os que atuam junto à Unidade de Pronto Atendimento. A programação incluiu um treinamento on-line com o Samu e uma palestra ministrada pela enfermeira e palestrante Roberta Diniz, com o tema “Ação Gera Motivação”.

Ainda em comemoração à data, no dia 12 de maio, a Administração Municipal de Córrego Fundo lançou um vídeo em homenagem a todos os profissionais de Saúde que atuam no município.

Dia Internacional da Enfermagem 

Mundialmente, o Dia Internacional da Enfermagem é celebrado em 12 de maio, data escolhida para homenagear o nascimento da britânica Florence Nightingale, uma pioneira da enfermagem moderna.

Nightingale nasceu em 1820 e tornou-se enfermeira, em uma época onde a profissão era destinada somente às freiras. Ela fundou a Escola de Enfermagem do Hospital St. Thomas, que depois receberia seu nome. Lá foram lançadas as bases do ensino de enfermagem e de lá saíram as primeiras enfermeiras diplomadas.

No Brasil, comemora-se a Semana da Enfermagem, entre os dias 12 e 20 de maio, relembrando outra mulher que foi pioneira e dedicou sua vida à profissão: a baiana Ana Néri (Ana Ferreira Justina Néri). Nascida em 13 de dezembro de 1814, falecida em 20 de maio de 1880, ela deixou de lado uma vida tranquila e de posses para servir como voluntária na Guerra do Paraguai (1865-1870) cuidando dos soldados brasileiros na frente de batalha.

Publicado em: 14 de maio de 2021