EMATER e departamento de Agricultura realizam análise de solo para produtores rurais

Para o cultivo de uma terra, é necessário avaliar seus nutrientes, suas deficiências e as demandas para o manejo de determinada cultura. Trata-se da análise de solo, que pode ser realizada gratuitamente pela EMATER () aos produtores rurais do município.

Segundo o técnico da EMATER, Marcos Roberto de Souza, a análise de solo pode ser comparada a um exame de sangue de uma pessoa. “Pelo exame o médico identifica importantes informações da saúde do paciente. Da mesma forma, na agricultura. A análise de solo é o exame da terra, para que o técnico possa saber sua condição e, consequentemente, o manejo e adubo corretos para a cultura a ser implantada e qual a produtividade é possível atingir”

A análise do solo, além de ser fundamental para a eficiência do cultivo, é também uma técnica que beneficia o produtor na economia. “Sabendo a necessidade de nutrientes do terreno, o agricultor irá investir na quantidade e na qualidade específica de produto que precisa, e não saturar o solo de elementos, que, nem sempre, são os necessários”, explicou Marcos. “Há também a questão de que um nutriente, em excesso, pode atrapalhar a absorção de outros”.

O supervisor do departamento de Agricultura, Bruno Cesar Leal, reforçou que o serviço de coleta e interpretação das análises de solo é gratuito e o produtor rural interessado custeia apenas o valor da análise do laboratório. Mais informações podem ser obtidas no departamento de Agricultura/EMATER, na sede da Prefeitura de Córrego Fundo.

Publicado em: 4 de maio de 2021