Departamento de Agricultura e EMATER realizam cadastro de uso de água para produtores rurais

A captação de água pelo produtor rural no meio ambiente, seja de cisternas, córregos, rios, nascentes e outros, deve ser regulamentada. O órgão responsável pela gestão dos recursos hídricos no estado de Minas Gerais é o IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas). Conforme for o volume utilizado, o produtor pode ser isentado de taxas de custeio. A EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) e o departamento de Agricultura de Córrego Fundo viabilizam o serviço sem custo para o produtor rural.

O técnico da EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), Marcos Roberto de Souza, explicou que este cadastro do uso de água é obrigatório e se o uso da água for considerado insignificante, conforme critérios do órgão estadual, como é com a maioria dos pequenos produtores rurais, pode tornar-se gratuito. “A efetivação deste cadastro é inclusive uma exigência de bancos para liberação de crédito rural”, comentou Marcos.

O supervisor do departamento de Agricultura no município, Bruno César Leal, reforçou que o serviço é disponibilizado gratuitamente na cidade para os produtores que quiserem regularizar seu cadastro junto ao IGAM. Para mais informações, os interessados podem procurar a EMATER e o departamento de Agricultura na sede da Prefeitura Municipal.

NA FOTO: O produtor rural Juninho, da Comunidade de Capoeira da Cana, com seu cadastro do IGAM

Publicado em: 6 de abril de 2021