Consórcio Cicanastra promove Webinar em comemoração ao Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água é celebrado aos 22 dias de março. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993 para alertar a população sobre a preservação dos bens naturais e, sobretudo, da água. Em razão desta data, o Consórcio Cicanastra irá promover um Webinar para apresentar importantes aspectos sobre a gestão dos recursos hídricos e os impactos da correta destinação de resíduos na conservação e proteção das águas na região da Serra da Canastra e Alto São Francisco.

O evento é gratuito e será realizado pela plataforma Zoom, com início às 8:30 horas e previsão de encerramento às 10 horas. O Webinar será no dia 23 de março (terça-feira), pela plataforma Zoom (https://zoom.us/j/91766474326).

Serão apresentados quatro painéis:

• Gestão de Recursos Hídricos – Humberto Melo (Diretor do IFMG – Campus de Piumhi/MG)
• Logística Reversa de Embalagens Pôs-consumo – Claudia Zanicheli (Gestão Corporativa de SHE e Sustentabilidade da JDE)
• Coleta Seletiva em soluções consorciadas – Maíra Pereira (CoFounder do Programa ViraSer)
• Indicador de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos em Minas Gerais – Luísa Ferolla (Diretora de Resíduos Sólidos Urbanos e Drenagem de Águas Pluviais – SEMAD/MG)

O evento pretende reunir representantes do poder público, lideranças de organizações sociais e das comunidades, além de estudantes e profissionais interessados.

A ação é uma parceria entre o Cicanastra e do programa ViraSer do Instituto Gaia Social, que articula parcerias entre organizações de catadores de materiais recicláveis, poder público, consórcios intermunicipais e empresas signatárias do acordo setorial de embalagens em geral para ações de Logística Reversa que deem destinação correta aos resíduos sólidos recicláveis gerados no país.

Para o presidente do Consórcio Cicanastra, Danilo Oliveira Campos, a conscientização tem papel fundamental na transformação da realidade ambiental. Isso, aliado à execução de políticas públicas adequadas à preservação e conservação das águas, como do meio ambiente, e consequentemente, da humanidade.

São parceiros e apoiadores do evento: JDE, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, IFMG campus Piumhi, Gaia Social e a SEMAD (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Publicado em: 19 de março de 2021