Município modifica manejo clínico de pacientes com suspeita de Covid-19

Após reunião com a equipe da coordenação de Atenção Básica em Saúde de Córrego Fundo, no dia 22/07, foi feito aprimoramento do manejo clínico de pacientes com suspeita de Covid-19 no município. A modificação se deu em obediência a ato normativo de Atualização Técnica ao Protocolo de Infecção Humana pelo SARS-COV-2 N° 06/2020 –publicado pelo governo do Estado, no dia 20.

De acordo com informações da secretária de Saúde, Keli Silva, a padronização das ações em saúde no enfrentamento da pandemia é um protocolo importante para garantir as medidas de segurança e monitoramento. A Unidade de Pronto Atendimento e as Unidades de Saúde já estão se adequando à nova orientação sobre o fluxo de manejo.

Pelo fluxograma de manejo, ficam determinadas quais são as medidas que a equipe de saúde deve tomar conforme as situações, especificadamente.

Redução do horário de funcionamento dos bares

Por recomendação do Comitê Municipal de Enfrentamento da Covid-19 e após reunião da equipe de coordenação da Atenção Básica, resultou também na elaboração do Decreto Municipal nº 3.869/2020, de 22 de julho de 2020, que reduz o horário de funcionamento de bares e determina seu fechamento aos sábados e domingos, como forma de conter o avanço da covid-19 no município.

Além do Decreto Municipal, foi realizada na manhã do dia 23 de julho, nova ação da equipe da Vigilância Sanitária de Córrego Fundo para conscientização aos comerciantes da cidade quanto às normas do Decreto Municipal e legislação estadual.

Outra ação para enfrentamento da pandemia foi o fechamento das praças da cidade, com gradil e fita de isolamento, para evitar a aglomeração de pessoas.

 

Publicado em: 23 de julho de 2020