Secretaria de Saúde faz alerta sobre prevenção ao Coronavírus

A Secretaria de Saúde de Córrego Fundo traz a público informações importantes para a população se prevenir adequadamente ao contágio pelo Coronavírus. Na quarta-feira, dia 11 de março, a Organização Mundial de Saúde declarou pandemia de Coronavírus.

Coronavírus são uma família de vírus, conhecida há muito tempo, responsável por desencadear desde resfriados comuns a síndromes respiratórias graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers). A transmissão desses vírus pode ocorrer de uma pessoa para outra por meio do contato próximo com o doente. Recentemente, um novo tipo de coronavírus foi descoberto, o 2019-nCoV, o qual tem causado mortes e também bastante preocupação.

Foi declarada pandemia quando mais de 115 países declararam casos de infeção. A mudança de classificação não se deve à gravidade da doença, e sim à disseminação geográfica rápida que o Covid-19 tem apresentado.

Sintomas de doenças causadas pelos coronavírus: tosse; dificuldade respiratória; falta de ar; e febre. Em casos de síndromes respiratórias mais graves, podem ocorrer insuficiência renal e até mesmo morte. Os principais fatores de risco para a morte por Covid-19 são a idade avançada e problemas de coagulação.

Para se prevenir de doenças causadas por coronavírus, as principais medidas são:

  • Evitar contato próximo com pessoas que apresentam infecções respiratórias;
  • Lavar bem as mãos;
  • Evitar tocar os olhos, nariz e boca sem ter higienizado as mãos;
  • Evitar compartilhamento de objetos de uso pessoal, tais como copos e talheres;
  • Evitar contato com animais doentes;
  • Cozinhar bem ovos e carne.

A recomendação para se prevenir da doença é lavar as mãos regularmente, fazer a higienização das mãos utilizando álcool em gel e evitar tocar nos olhos, nariz e boca. Recomenda-se também evitar contato próximo com pessoas com sintomas de doenças respiratórias. As máscaras só são recomendadas para pessoas com sintomas respiratórios, como tosse e dificuldade respiratória, e para profissionais de saúde que cuidarão de pessoas com esses sintomas.

Indivíduos com sinais da doença que tiveram contato com um episódio suspeito ou confirmado também devem ser examinados.

Casos suspeitos

Inicialmente, devemos suspeitar de Covid-19 no paciente que compareça ao atendimento com queixa de sintomatologia respiratória com história epidemiológica compatível.

A notificação é uma etapa importante para que seja mantido o controle da situação. Os casos suspeitos, prováveis e confirmados devem ser notificados de forma imediata (até 24 horas).