Profissionais da Saúde de Córrego Fundo realizam treinamento sobre Tabagismo

No dia 26 de novembro a psicóloga e coordenadora do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Walquíria Resende de Oliveira Teixeira e a médica da UBS Cristino Antônio de Faria, Marina Andrade Nogueira Correa, realizaram na Cidade de Arcos/MG um treinamento para profissionais da área da Saúde para trabalhar com Grupos de Tabagismo. O encontrou contou com a participação de médicos, dentistas e enfermeiras das 13 UBSs do município, das duas equipes do NASF e de profissionais do CAPS (Centros de Atenção Psicossocial). O objetivo é capacitar o maior número de profissionais da Atenção Básica, buscando transmitir informações e técnicas para trabalhar com Grupos de Tabagismo e, assim, poder contribuir com a melhoria da qualidade de vida e de saúde de muitos pacientes que são tabagistas e de familiares e pessoas que convivem diretamente com eles.

A médica Marina Andrade Nogueira Correia considera a capacitação dos profissionais um mecanismo para aprofundar e ampliar as formas de realizar a prática clínica, sendo uma forma de troca múltipla e contínua de saberes, experiências afetivas e culturais, um experiência que possibilitou um engrandecimento profissional e humano.

Para a psicóloga, Walquíria Resende de Oliveira Teixeira, partilhar conhecimentos que podem melhorar a promoção e prevenção de saúde é de suma importância, por ser uma forma de construir um atendimento na área da saúde com mais qualidade e efetividade.

Os participantes do treinamento consideraram os resultados do grupo de Tabagismo que está sendo desenvolvido em Córrego Fundo muito satisfatórios. Além disso, os profissionais participaram ativamente do treinamento, tirando dúvidas e levantando questões.

Na oportunidade, as profissionais agradeceram à gestão da Saúde de Córrego Fundo, por permitir a participação delas no evento. “Acreditamos que essa é uma forma de mostrar os resultados positivos que temos tido, no desenvolvimento do trabalho, que envolve toda a secretaria”, afirmou Walquíria. “Neste sentido, o empenho da secretária, Keli Cristina Silva e de toda a sua equipe tem sido fundamental”, finalizou.

Publicado em: 28 de novembro de 2019