Grupo de Nutrição em Foco atua em Córrego Fundo com atividades voltadas para vida saudável

O grupo de Nutrição em Foco é uma das ações do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), visando oferecer atividades e instruções para uma vida saudável. Realizado na UAPS Padre Dionísio toda terça feira, de 7 às 8h pela nutricionista Fernanda Mendonça de Almeida, grupo conta com atividades diversas, como avaliação antropométrica, elaboração de dietas individualizadas, avaliação nutricional mensal, atividade física,  uso de práticas integrativas complementares como Auriculoterapia e Reiki, além de palestras com temas variados, dentre eles orientação sobre os benefícios da Vitamina C, alimentos aliados dos cabelos e unhas, como montar uma marmita saudável, cálcio, ferro, diet e light, suco detox, Alzheimer, compulsão alimentar, termogênicos, hipertensão arterial, ansiedade e dieta Low Carb.

O grupo de Nutrição em Foco teve início em agosto de 2017 e é aberto à toda população adulta que necessite de suporte no que se refere à algum transtorno alimentar, problema clínico, obesidade, baixo peso. Os pacientes são encaminhados pelos médicos da UAPS Padre Dionísio e pelos profissionais do NASF com o objetivo de diminuir os casos de Hipertensão Arterial, Diabetes, Hipercolesterolemia, Hipertrigliceridemia, excesso ou baixo peso. Cada participante possui uma meta de acordo com o estado nutricional ou patologia. Os pacientes são avaliados mensalmente, mas, a cada três meses são reavaliados para mensurar os êxitos obtidos em relação às metas estipuladas, se há necessidade de continuidade ou se é um caso para alta.

Para a coordenadora do NASF Walquíria Resende de Oliveira os grupos são mais efetivos e importantes no tratamento de transtornos alimentares por funcionarem como um ambiente relacional em que, por meio do contato com o outro, novas alternativas e possibilidades são tecidas, mostrando-se como espaço ideal no árduo desafio de traduzir experiências e conferir-lhes uma representação simbólica da sua imagem corporal, uma construção conjunta de como se chegar a uma melhora do quadro e de que todos têm desafios a serem superados e podem se auto ajudar.

A nutricionista Fernanda Mendonça de Almeida relata que em 2017, quando iniciou o grupo, havia 49 participantes. Desses 20 ficaram até o final do ciclo, sendo que desses somente 05 não conseguiram chegar aos resultados esperados. Em 2018, de janeiro a dezembro, passaram pelo grupo aproximadamente 150 pessoas. Muitos apenas para orientações alimentares, alguns precisavam de atendimento individualizado, sendo realmente caso para este tipo de enfoque 50 pessoas, foram até o final do grupo 22 pessoas. Desses, quatro mantiveram o peso e apenas um não conseguiu o objetivo desejado. Em 2019 foram avaliados aproximadamente 300 pacientes. Muitos não são caso para atendimento em grupo, alguns são apenas orientações e outros desistiram. Dos que permanecem, já se observam bons resultados.

“Caso você tenha algum transtorno alimentar, alguma complicação clínica que requer acompanhamento nutricional, como ganho ou perda excessivo de peso, procure o médico da UBS para que possa lhe direcionar para o grupo de Nutrição em Foco, explica Fernanda.

Publicado em: 11 de novembro de 2019