Córrego Fundo se destaca pelo atendimento na emissão de documentos de identidade

O município de Córrego Fundo tem se destacado na confecção de carteiras de identidade em toda a região. Além da população local, o serviço atende às cidades vizinhas, como Formiga, Arcos, Pimenta e Pains, assim como moradores de cidades mais distantes como Bambuí, Lagoa da Prata, Campo Belo. O número de emissão do documento vem aumentando gradativamente, ano após ano. Em 2017 foram emitidas 525 carteiras, entre 1º e 2º vias. Em 2018, esse número aumentou para 990 carteiras. Até o momento, este ano foram emitidas cerca de 850 carteiras.

A crescente procura pela emissão do documento se deve ao fato de que a cidade oferece o serviço, de forma rápida e sem maior burocracia.

A população de Córrego Fundo é a mais beneficiada pelo serviço, que antes só podia ser realizado em Formiga ou Pains, e que, muitas vezes era negado, por falta de cota nos materiais necessários para a confecção da carteira, ou até mesmo por questões burocráticas. Além de ganhar em tempo, o atendimento local gera uma considerável economia, uma vez que os moradores não precisam mais se deslocar para solicitar e buscar o documento.

Segundo a responsável pelo Posto de Identificação Civil do município, Naiara Cristina Fonseca Silveira, a maior demanda é antes das férias, pois o documento de identidade é exigido nas viagens, de avião ou navio, bem como para viagens para países vizinhos, como Argentina, Paraguai, Chile, entre outros. Ela lembra que a demanda aumenta bastante também quando o setor de identidade de Formiga entra em férias. Entre o final do mês de agosto até o final de outubro Formiga não emitiu o documento, então a população daquela cidade foi direcionada para Córrego fundo, para conseguir o RG.

A prefeita Érica Leão salienta a excelência do serviço realizado em Córrego Fundo. “Temos apenas uma servidora, que fica por conta de todo o trabalho, e mesmo assim, o setor funciona com eficiência”, lembra. “Temos orgulho de facilitar a vida dos nossos cidadãos, e também em ampliar o serviço para nossos vizinhos. Nosso objetivo é diminuir, ao máximo, os entraves que possibilitam a emissão de documentos de identidade,” finaliza.

Os documentos exigidos para confecção da carteira de identidade são:

  • Certidão de nascimento ou casamento (Original);
  • Duas fotos 3X4 (Recentes);
  • CPF (Opcional)
  • Taxa de 2ª via paga, retirada no site <www.mg.gov.br> Cidadão no valor de R$71,86.

Menores de 16 anos de idade deverão estar acompanhados do responsável legal.

Publicado em: 6 de novembro de 2019