Feira de Touros e Fêmeas Pró-genética é realizada em Córrego Fundo

No dia 10 de outubro, foi realizada em Córrego Fundo a Feira de Touros e Fêmeas Pró-genética. O evento é uma iniciativa da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), com a Emater, o Sindicato Rural de Formiga e a Administração Municipal de Córrego Fundo e ocorreu no Parque de Exposições da cidade. Além da Emater, são parceiros a Seapa (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais), a Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), e o IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária).

Segundo o técnico da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), Marcos Roberto de Souza, a feira foi um sucesso. “Tivemos êxito junto a todos os participantes, tanto compradores e visitantes, como vendedores e parceiros,” afirmou.

O Pró-Genética – Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino de Minas Gerais – Pró Genética é uma política do Governo de Minas Gerais.

Ainda segundo Marcos, a feira é uma forma de disponibilizar animais melhorados e melhoradores para os produtores do município e região. “Todos os animais são registrados e possuem teste negativo para brucelose e tuberculose e registro andrológico. A intenção do programa é oferecer touros de alta genética, para os pequenos e médios produtores rurais,” afirmou. “Os compradores já vão notar os resultados daqui a mais ou menos 1 ano, quando os filhos destes touros melhorados nascerem e começarem a se desenvolver. A diferença no desenvolvimento desses bezerros pode ser notada visivelmente, é muito grande a diferença,” explicou.

Segundo o supervisor do Departamento de Agricultura, Bruno Magno de Faria, a feira superou as expectativas. “Dos 12 animais que vieram, 8 foram comercializados. Agradecemos a todos os parceiros, pois, sem a colaboração de cada um, não teria sido possível a realização dessa grande feira de touros, em nosso município,” lembrou.

Publicado em: 16 de outubro de 2019