Conferência de Segurança Alimentar Córrego Fundo elege delegados para instância regional  

Córrego Fundo sediou a I Conferência Municipal de Segurança Alimentar – “Acesso ao alimento saudável: ‘O que temos e o que queremos’”, realizada ontem, dia 17 de setembro. No evento foram eleitos os delegados que representarão o município na próxima etapa da conferência, em âmbito regional. Cerca de 120 pessoas participaram desta etapa municipal, realizada na quadra anexa à Secretaria de Políticas Sociais.

A conferência foi oficialmente aberta após o pronunciamento da prefeita, Érica Leão, da vice-prefeita, Jaine Rodrigues, da secretária de Saúde, Keli Silva, e da presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, Silmar Aparecida Neves Leal, representante do Centro Comunitário de Falhas.

Em seguida, a nutricionista do Centro Integral de Saúde ‘Bento Menni’, Jeannine Oliveira, professora universitária, membro da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional – Centro Oeste e conselheira do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais ministrou palestra sobre o tema do evento.

Também explanou para os presentes o coordenador do Banco de Alimentos de Formiga, Anuar Teodoro Alves. Ele abordou o funcionamento do órgão, sua estrutura e questões relacionadas a sua atuação na sociedade. O estagiário do Banco de Alimentos, Duílio Teixeira, falou sobre implantação e o manejo da horta comunitária.

Nos círculos de debates de propostas foram abordados três eixos: Eixo 1: Agroecologia; Eixo 2: Agricultura Familiar Eixo 3: Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, e selecionadas dezesseis propostas para serem apresentadas na próxima fase, como prioritárias para as etapas regional, estadual e nacional. Para representar o município, foram eleitos os seguintes representantes: Governamental: Nilda Aparecida Castro Faria (titular), Jaime Gaipo da Silva (suplente).  Sociedade Civil: Maria Marlene Oliveira Campos (titular), Samanta Thamara da Silva (suplente) Elson Alves Ribeiro (titular), Lúcia do Carmo de Faria (suplente), Elisângela Cristina da Silva (titular), Maria Aparecida Pinto (suplente).

Os conselheiros de segurança alimentar do município declararam que a I Conferência foi um sucesso e que a participação de todos foi muito importante, em especial dos produtores rurais e artesãos.

O evento regional está marcado para ocorrer dia 8 de novembro.

Publicado em: 19 de setembro de 2019