Escola realiza gincana folclórica

A Escola Municipal Rafael José Alves, por meio da Biblioteca Egrivane Rodrigues de Oliveira, promoveu a Gincana Folclórica 2019, com o tema: “Reconstruindo Memórias”.

O projeto, produzido pela bibliotecária Sheila Cristina Pinto e pela professora Cleuza de Fátima Gonçalves, teve sua culminância no dia 28 de agosto e envolveu alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II. O objetivo geral foi valorizar e resgatar as manifestações da cultura popular brasileira. Como objetivos específicos, o projeto visou reconstruir os valores culturais, com a valorização da vida simples, da inocência, da pureza e da sabedoria do folclore brasileiro; pesquisar a importância e a influência do folclore na educação; reconstruir o folclore em uma perspectiva local, regional e nacional; desenvolver o processo de leitura e escrita em atividades contextualizadas; favorecer a integração social do grupo e desenvolver a expressão artística e corporal dos alunos.

A atividade constou de tarefas prévias, que incluíam organização da equipe e arrecadação de alimentos, tarefas relâmpagos, com atividades envolvendo o tema Folclores e tarefas momentâneas, com brincadeiras como torta na cara, raciocínio lógico e caça ao tesouro.

Toda a equipe da escola contribuiu para a realização da gincana, ajudando e apoiando na organização das tarefas. O julgamento foi realizado por uma equipe julgadora composta pelas educadoras Marina Elisabete Rosa Bastos Vaz, Maria de Lourdes Gomes Oliveira e Rosana de Castro Guimarães. A escola irá oferecer, em uma data a ser agendada, uma merenda especial a todos os participantes. Os componentes da Equipe Vermelha, vencedora da gincana, serão premiados com uma visita ao cinema.

Segundo a diretora da escola, Cláudia Mara Rolindo, o evento foi plural e contemplou diversos aspectos na formação dos alunos. “Além de aprenderem sobre a identidade cultural, envolvendo tradições e costumes, a gincana levou os alunos a trabalharem em equipe e ainda se envolverem em uma ação social,” explicou. “Ao final do evento os alunos realizaram a entrega dos alimentos arrecadados ao Lar São Vicente de Paulo, o que enfatizou o espírito de solidariedade de todos,” finalizou.

 

 

Publicado em: 5 de setembro de 2019