UPA de Córrego Fundo recebe equipamentos para os atendimentos de urgência e emergência

No mês de junho, Córrego Fundo recebeu importantes equipamentos para estabilização de pacientes atendidos pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Os materiais foram adquiridos por recurso próprio e por emenda parlamentar, destinada exclusivamente para essa finalidade.

Entre os materiais recebidos estão: desfibrilador externo automático (DEA); central de nebulização; aspirador; oxímetro de pulso de mesa, gerador de energia elétrica; aparelho de eletrocardiograma (ECG); cadeira de rodas: adulto, infantil e para obeso; ventilador pulmonar adulto e pediátrico; cardioversor, monitor multiparâmetro; e bomba de infusão.

Segundo informações da secretária de Saúde, Keli Silva, alguns destes aparelhos serão utilizados na sala de atendimento à emergência da UPA e são um grande avanço tecnológico para aprimorar o atendimento de pacientes graves. “O objetivo dessas aquisições é melhorar a qualidade do serviço prestado aos usuários e oferecer também mais segurança para a equipe de saúde”, comentou a secretária.

Keli explicou que o gerador de energia, por exemplo, é um equipamento que oferece segurança e continuidade dos serviços de saúde ao paciente em casos de interrupção de energia. O DEA é um aparelho que poderá ser utilizado também quando da realização de atendimento pré-hospitalar pela equipe da UPA em áreas externas à unidade.

A prefeita Érica Leão comemorou a chegada dos novos equipamentos. Segundo comentou, um dos aparelhos mais esperados pela equipe da UPA e pela Administração foi o ventilador pulmonar. Uma das suas funções é a manutenção da vida, em atendimentos de pacientes com quadros de deficiência em atividades cardiorrespiratórias. Serve também para manter a circulação do oxigênio, garantindo o funcionamento de diversos órgãos.

A secretária de Saúde ressaltou que grande parte dos equipamentos são importantes para manutenção da vida em pacientes em caso de urgência e emergência e que essas aquisições serão fundamentais para a qualidade do atendimento oferecido na UPA.