Córrego Fundo e região recebem alerta de geada

As informações são da unidade da EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) de Córrego Fundo. Segundo o técnico da unidade, Marcos Roberto de Souza, existe previsão de geada de moderada à forte intensidade no município e na região, entre sábado (06/07) e domingo (07/07).

Marcos explicou que a ocorrência da geada, provocada pelo frio e outros aspectos climáticos, pode trazer graves prejuízos para plantações e criação de animais. Por isso, elencou alguns cuidados importantes que os produtores devem tomar, para evitar os possíveis danos.

Para o produtor de café, existe mais de uma orientação. No caso de pés de café com até seis meses de plantados, pode-se dobrar as mudas até que encostem no chão, e cobri-los com terra. Essas mudas podem permanecer assim por até uma semana, sem risco de morte. Ao passar o risco de geada, deve-se descobrir as mudas. Outra opção é cortar pedaços de bambu gigante, cortar ao meio, e cobrir as mudas dobradas com o bambu.

Já no caso de plantação de café com 6 meses até 2 anos, a orientação é chegar terra os pés de café, até passar o risco de geada. Após o período, deve-se retirar essa terra. Dessa forma, caso a geada queime os pés de café, não haverá a necessidade de um novo replantio, podendo ser feita apenas a poda, que ele irá rebrotar.

Para os produtores de frutas e café acima de dois anos, a dica é espalhar tambores de ferro de 200 litros, com serragem e, na noite dos riscos de geada, colocar fogo na serragem, para que a fumaça proteja as plantações.

Os produtores de hortaliças devem evitar transplantar mudas para a terra antes de passar o risco de geada. O ideal é mantê-las no viveiro bem protegidas por uma cobertura de plástico. Caso já tenha feito o trasplantio e as mudas ainda estiverem pequenas, pode–se protegê-las com capim seco, até o risco de geada passar, depois devem ser descobertas.

O produtor de gado de leite e corte deve colocar os animais em locais onde há árvores com copas largas, bastante enfolhadas, para ajudar a proteger os animais. As pastagens que tiverem árvores vão ter menos impactos com a geada.

Ainda segundo Marcos, comumente, as áreas mais afetadas são as áreas baixas, mas se a geada vier na intensidade que está prevista, até as áreas mais altas sofrerão com os seus efeitos.

 

NA FOTO: Esse é um exemplo do impacto da geada em pés de café

Publicado em: 2 de julho de 2019