Castração gratuita de 83 animais é realizada em Córrego Fundo

A ação é parceria entre a Administração Municipal e a Arpa

Durante os dias 25, 26 e 27 de março, o castramóvel esteve em Córrego Fundo e realizou a castração gratuita de 83 animais. É a quarta vez, na atual gestão, que acontece a ação, fruto da parceria entre a Administração Municipal e a Associação Regional de Proteção Ambiental (Arpa). Dessa vez, a ação foi realizada no antigo Telecentro Comunitário, no Bairro Imaculado Coração de Maria (Córrego Fundo de Baixo).

“Além das castrações, houve também, a microchipagem de animais, um processo que contribui com o acompanhamento desses animais”, explica a responsável pelo Departamento de Meio Ambiente: Taísa Carolina da Silveira. A fiscal de Vigilância Sanitária, Brenda Silva, apresenta um levantamento dos animais de rua atendidos. “Só animais de rua, foram 23 castrados e microchipados.” Brenda explica, ainda, sobre os cuidados tomados. “Até serem liberados, 72 horas, após o procedimento cirúrgico, como determinou o veterinário, todos os dias, os cães de rua foram alimentados, bem cuidados e não tiveram problemas de cicatrização”.

A prefeita Érica Leão acompanhou a ação. “A castração auxilia em vários aspectos, inclusive no controle populacional desses animais. Agradecemos a todos que participaram, ao veterinário responsável, Ideusmar Junior Nascimento e ao auxiliar, Eurico Azarias, a toda a equipe de servidores, a secretária de obras, meio ambiente e desenvolvimento, Misley Faria, o chefe do departamento de agricultura, Júnior Welton Duque, que auxiliou em todas as castrações, o responsável pelo setor de endemias, Jackson Willam da Silva, o servidor Rosimar Gonçalves e todos os voluntários que contribuíram com esta importante ação para a saúde pública”.

Confira, abaixo, o número de animais atendidos:
Gatos – Fêmeas: 12
Machos: 06
Cães – Fêmeas: 46
Machos: 19
– Cães de rua: 23

Na foto, a prefeita Érica Leão junto à equipe que atuou na ação

Publicado em: 11 de abril de 2019