Plano de ação contra o Aegypti aegypti começa com recolhimento de 3 caminhões de entulhos

A secretaria de saúde juntamente à secretaria de obras, meio ambiente e desenvolvimento realizou, no dia 08 de fevereiro, mais uma ação de inspeção e retirada de entulhos. Os bairros visitados, neste primeiro momento, foram Bela Vista, Centro e Faria, locais onde foram identificados maior índice de foco do mosquito. A medida faz parte do plano de ação para este ano, e tem como objetivo evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Foram retirados três caminhões de entulhos, um deles, só de pneus.

Entre os itens mais encontrados estão máquina de lavar, geladeira, armário e pneus. “Até o momento foi notificado apenas 01 caso de suspeita de dengue localizado no bairro Bela Vista. Solicitamos a população deste bairro, vigilância em possíveis focos para evitar que tenhamos casos”, orienta o coordenador de Atenção Primária, Douglas Araújo. A supervisora de Vigilância em Saúde, Laudenice Aparecida Leal reforça o alerta. “O alerta já é conhecido por todos, mas o melhor remédio continua sendo a prevenção. Não deixe água parada em suas residências. Mantenha lotes sempre limpos e coloquem o lixo no horário certo para evitar que cães possam carregar os lixos para os lotes vagos e ruas, evitando assim possíveis criadouros do Aedes aegypti”.
A população pode denunciar criadouros do mosquito através dos telefones 3322-9158/ 3322-9254. A identidade será preservada.

Cronograma de ações
O próximo mutirão será em 15 de março, quando serão visitados os bairros Rosário e Eldorado além do prolongamento do Santa Tereza.
Além da inspeção e retirada de entulhos, a equipe prevê cobertura de caixas d’água com sombrite no final de cada ciclo. A cada 15 dias propôs a retirada de pneus de oficinas e demais pontos estratégicos. Outra ação contemplada no plano de contingência deste ano será a borrifação para eliminação dos mosquitos adultos nas escolas e unidades de saúde, o que deverá acontecer no período de maior incidência do mosquito.
Estão previstas, também, atividades para conscientização. As orientações ocorrerão uma por mês. Serão visitadas escolas, empresas e instruções direcionadas à população, em geral.
Programação para inspeção e retirada de entulhos:

08/02/2019 ……………………. Bairros Bela Vista, Centro e Faria —- REALIZADO
15/03/2019 …………………….. Bairros Rosário, Eldorado e prolongamento do Santa Tereza
26/04/2019 …………………….. Imaculado Coração de Maria e São Geraldo
28/06/2019 …………………….. Santa Tereza e Bom Pastor
26/07/2019 …………………….. Floresta, Amazonas e Mizael Bernardes da Silveira
27/09/2019 …………………….. Comunidades rurais de Falhas e Sobradinho

Publicado em: 20 de fevereiro de 2019